Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PARABÉNS MINHA TERRINHA


HISTÓRIA DA CIDADE

Transcorria o ano de 1666, quando foi realizada, na ribeira Maxaranguape, a cerimônia de posse de sesmaria concedida ao governador João Fernandes Vieira, na oportunidade representado pelo Padre Leonardo Tavares de Melo, então Vigário de Natal. A sesmaria, abrangia toda área entendida como devoluta entre Ceará-mirim e Touros. Em 1832, às margens do rio Maxaranguape, a existência do povoado já era uma realidade, formada na maioria por pescadores e veranistas. Ao redor da Capela de Nossa Senhora da Conceição surgiam moradias simples, escola e as casas de veraneio dos senhores de engenho do vale do Ceará-mirim. Dois fatores importantes para o crescimento do povoado foram a boa qualidade de suas terras e a pesca farta. Por causa da grande seca que se abateu no Rio Grande do Norte, nos anos de 1877 e 1879, grande número de sertanejos fugindo da estiagem deixaram suas terras de origem em busca de novos horizontes e chegaram ao vale fértil do Maxaranguape. Naqueles tempos de falta de chuvas, finalmente, encontraram o oásis procurado. Ali se fixaram constituindo famílias, plantando sementes, colhendo frutos da terra e do mar e participando do engrandecimento da região banhada pelo rio perene que deságua no oceano atlântico, na formosa Barra de Maxaranguape. Em 17 de dezembro de 1958, através da Lei nº 2.329, o povoado desmembrou-se de Touros, tornando-se município com o nome já bem conhecido de Maxaranguape.

Significado do Nome



Provém do tupi maracaiá-u ( o rio ou a bebida dos maracajás). Maracajá é o mesmo que “Jaguatirica”- gato do mato.

Aniversário da Cidade



09 de Janeiro





CARACTERÍSTICAS

Maxaranguape reúne belezas naturais a um importante marco geográfico: o ponto mais próximo da África de todo o continente, o Cabo de São Roque. Na Praia de Maracajaú, os passeios de barco levam aos Parrachos, excelentes para o mergulho. Em Maxaranguape, o rio corta o vilarejo e adentra o mar, num cenário de rara beleza.



Clima



Temperatura Média







COMO CHEGAR

Segue pela BR-101 no sentido litoral Sul. Após o acesso à praia de Pintangui, pegue a estrada para Muriú. Maxaranguape fica a 7 Km de Muriú.

Localização

Ao norte do Estado

Limites



Acesso Rodoviário

BR-406, BR-101 e RN 160

Distâncias
65 km da Capital do Estado.

TURISMO

Possui águas cristalinas e é excelente para prática de mergulho e snorkeling. Em seus famosos parrachos, deslumbrante recife de corais encontrados a 7 km da costa, podem ser admiradas centenas de espécies da rica e colorida fauna e flora oceânica, formando um maravilhoso aquário natural. São 13 km2 de área para você mergulhar, com profundidades que variam de 1,0 a 4,0 metros na baixa mar. Maracajaú também possui dunas, lagoas e é cenário ideal para uma longa e tranqüila caminhada. É uma ótima opção para quem quer relaxar, curtir a natureza, conhecer um lugar aconchegante, seguro e deslumbrante do jeitinho que Deus deixou.



Principais Pontos Turísticos






Parrachos de Maracajaú

O passeio aos Parrachos de Maracajaú é indispensável. Reserve lugar com antecedência e leve muito protetor solar. Você vai passar o dia num flutuante a quilômetros da costa, mergulhando entre corais e peixes coloridos.

Barra de Maxaranguape

No início da praia é possível ver o encontro do rio Maxaranguape com o mar. O interessante é que a água do rio continua doce, mesmo com o avanço do mar. Em toda a extensão da praia estão espalhadas pelo chão conchas e pedrinhas que dão um colorido especial ao lugar. Possui também piscinas naturais em alto mar (cerca de 4 milhas da costa). O passeio de barco é bastante procurado pelos freqüentadores, que podem, na maré baixa, passar até 12 horas nos Parrachos com direito a encontrar até ‘grama’ por lá. Aproveitando a parada do terminal, os turistas podem encontrar um pouco mais à frente, o limite de Barra com Caraúbas, o farol, o Cabo se São Roque e as gameleiras do amor. O primeiro poderia ser considerado uma atração convencional, mas sua vista panorâmica da praia se torna especial. Já o Cabo, que é famoso por ser o ponto do país mais próximo da África, atrai inúmeros visitantes. As gameleiras do amor são duas árvores que se uniram formando uma só. Exóticas, são apreciadas por todos. Para os jovens, veranear a gosto de agitos, os pontos de encontro é a pracinha e os bares.

EVENTOS





Janeiro

06 - Corrida de Jangadas - Competições de embarcações de pequeno porte (jangadas, paquetes), com shows e sorteios. Local: Praia de Maracajaú

09 - Festa de Emancipação do Município - Entrega de obras de infra-estrutura, campeonatos esportivos, shows, etc. Local: Distritos do Município e sede da Cidade (praia)

- Festival de Verão - Torneios, campeonatos e shows nas praias do município. - Local: Praias de Barras, Caraúbas e Maracajaú

Fevereiro

- Carnaval na Barra - Bailes no Clube Princesinha, arena da folia com palco, iluminação e decoração. Local: Praia de Barra de Maxaranguape

- Festival de Verão - Torneios, campeonatos e shows nas praias do município. Local: Praia de Barras, Caraúbas e Maracajaú.

Junho

20 à 24 - São João de Maracajaú – Maracajuão - Homenagem ao padroeiro do distrito (São João Batista), resgate das tradições culturais, apresentações culturais, pau de sebo, barracas de comidas típicas. Local: Praça Central de Maracajaú

Dezembro

08 à 20 - Festa da Padroeira do Município - Nossa Senhora da Conceição. Quermesse, novenas, leilão, shows, barracas. Local: Praça da Matriz




Read more: http://www.ferias.tur.br/informacoes/7215/maxaranguape-rn.html#ixzz2JNRajHSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário