Começa a campanha sucessória
Alberto Leandro
Micarla de Sousa tenta viabilizar candidatura à reeleição em Natal

No caso da eleição para prefeito, chama atenção as articulações nos quatro maiores colégios eleitorais do RN. Em Natal, a prefeita Micarla de Sousa (PV) admite disputar a reeleição, apesar dos números desfavoráveis nas pesquisas de opinião pública que indicam uma desaprovação acima de 90%, além de uma rejeição recorde. O candidato que lidera as pesquisas é o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT). Também são candidatos o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), o deputado estadual Hermano Morais (PMDB), além dos chamados nanicos.
Em Mossoró a disputa mais uma vez ficará restrita aos dois grupos da família Rosado. De um lado, Cláudia Regina (DEM), apoiada pela governadora Rosalba Ciarlini e pela prefeita Fafá Rosado, que está encerrando um mandato de oito anos. Nesta segunda-feira será formalizada a chapa de oposição tendo como candidata a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) e como candidato a vice o professor Josivan (PT).
Em Parnamirim, a campanha também tende a ser polarizada. De um lado o prefeito Maurício Marques dos Santos (PDT), que disputa a reeleição. De outro o deputado estadual Gilson Moura, que foi candidato em 2008 pelo PV e terminou derrotado. Gilson terá o apoio da governadora e do deputado João Maia. João indicará o candidato a vice - o atual vice-prefeito Epifânio Bezerra, que trocou o PMDB pelo PR. Epifânio deixou a base governista inconformado com as articulações para a indicação da vereadora Lúcia Thiago na chapa do prefeito. Tentou viabilizar uma terceira via política, mas não conseguiu. Maurício terá o apoio do senador e atual ministro da Previdência, Garibaldi Filho; da ex-governadora Wilma de Faria (que apoiou Gilson na eleição passada) e da deputada Fátima Bezerra (PT). Este ano, o PCdoB decidiu lançar a candidatura da médica Socorro Morais.
Em São Gonçalo do Amarante, quarto maior colégio eleitoral, a campanha deste ano terá no mesmo palaque os adversários de 2008, Jaime Calado, candidato à reeleição, e Poti Júnior, que lidera o PMDB no município.
CONVENÇÕES
Júnior Santos
Larissa consegue adesão do PT para enfrentar candidata do DEM

Apesar a abertura do prazo, não havia nenhuma convenção de peso marcada para este domingo. A maioria será realizada a partir do próximo final de semana. As convenções também devem definir se haverá coligações com outras legendas, e podem ocorrer até 30 de junho.
Embora a propaganda de candidatos só seja autorizada a partir do dia 6 de julho, a legislação permite que os pré-candidatos façam propaganda entre seus correligionários 15 dias antes da convenção do partido. A propaganda deve se limitar a faixas e cartazes perto do local da convenção, sem o uso de outdoors ou inserções em rádio e televisão, e deve ser retirada assim que a convenção terminar, sob pena de multa aos envolvidos.
O calendário eleitoral também determina que a partir deste domingo e até o final das eleições, candidatos que concorrerão a um cargo eletivo em 2012 não podem mais apresentar programas de rádio e de televisão, nem participar como comentaristas.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE 10 de junho de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário